Características dos emigrantes portugueses
A população portuguesa está espalhada por todo o mundo. Devido à globalização do mercado de trabalho, todos os anos saem de Portugal cerca de 60000 homens e mulheres em procura de oportunidades e aventuras noutros países.
- Na emigração portuguesa predominam os indivíduos em idade ativa mas existe uma tendência geral para o envelhecimento.
- O grupo etário dos emigrantes com mais de 64 anos passou de 9% para 16% entre 2001 e 2011.
- A percentagem dos portugueses emigrados com formação superior a residir nos países da OCDE praticamente duplicou, passando de 6% para 11%, entre 2001 e 2011.
- Os portugueses emigrados recentemente para o Reino Unido são predominantemente jovens adultos, com elevada taxa de formação superior, comparativamente a outros destinos de emigração, tendo cerca de um terço entre 25 e 34 anos.
- Na emigração portuguesa predominam os indivíduos com baixas qualificações, mas observa-se um crescimento significativo da percentagem dos mais qualificados.
(Relatório estatístico 2015 do Observatório da Emigração (OEm))
No Estrangeiro...
Os portugueses são vistos como criativos, resilientes, trabalhadores, flexíveis e "desenrrascados" no entanto, de acordo com os testemunhos, Portugal, o seu país, tem dificuldades em reconhecer o talento dos próprios português porque não têm a capacidade de ver como as pessoas são extraordinárias.
Os emigrantes portugueses quando vão para o estrangeiro, já vão em desvantagem face a outros países (daí também as dificuldades de adaptação no início da carreira), e por isso, esforçam-se muito mais para estarem ao nível de outras nacionalidades.