Serviços 

Serviços de Apoio do ACM 

ACM - Alto Comissariado para as Migrações

  • Morada: R. Álvaro Coutinho, 14, 150 - 025 Lisboa
  • Telefone:218106100
  • Fax:218106117

Para mais informações:

Serviços

Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI)

Os Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante (CNAI) foram desenvolvidos para dar solução às dificuldades vividas pelos imigrantes no seu processo de inclusão em Portugal, tais como as diferenças culturais, as diferenças na organização da sociedade, as diferenças no sistema legislativo, a quantidade de serviços diferentes aos quais os imigrantes têm de recorrer.

Este tipo de serviço pode ser encontrado em Lisboa, Porto e em Faro.

Para mais informações:

Linha de Apoio ao Imigrante 808 257 257 / 218 106 191

Serviço de atendimento telefónico da responsabilidade do Alto Comissariado para as Migrações em parceria com a sociedade civil.

Objetivo:  responder de imediato, às perguntas dos Migrantes, fornecendo telefonicamente toda a informação disponível na área das Migrações e encaminhando as chamadas para os serviços competentes, sempre que as mesmas não sejam da competência do ACM, IP.

A Linha de Apoio ao Migrante presta ainda esclarecimentos e informações às associações de imigrantes, bem como a empresas e órgãos da administração pública. 

O atendimento da Linha de Apoio Migrante está disponível, atualmente, em 9 línguas diferentes, funcionando de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h (hora de Lisboa). 

Para mais informações:

Serviço de Tradução Telefónica (STT)

O ACM criou este serviço (STT) para ajudar a ultrapassar a barreira da língua, uma das grandes dificuldades sentidas pelos imigrantes na sua relação com os serviços em Portugal.

Este serviço coloca em conferência telefónica, o técnico da instituição prestadora de serviços, um tradutor e o imigrante.  

Oferta: 

  • 58 tradutores que dominam, perfeitamente, para além do Português, um ou mais idiomas.
  • existem tradutores para 55 idiomas e dialetos diferentes. 

O serviço é gratuito, (o cliente só paga a chamada telefónica). 

Está disponível todos os dias úteis, entre as 09:00h e as 19:00h, através da Linha de Apoio ao Migrante. 

Para mais informações:

Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) 

Missão:

Ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. 

Os CLAIM  prestam apoio e informação geral nas áreas:

  • Regularização
  • Nacionalidade
  • Reagrupamento familiar
  • Habitação
  • Retorno voluntário
  • Trabalho
  • Saúde
  • Educação

Objetivo: promover uma integração de proximidade. 

Os CLAIM e GAEI resultam de parcerias  entre o ACM, I.P. e autarquias ou entidades da sociedade civil, promovendo um atendimento integrado.

Atualmente existem 56 CLAIM 

Para mais informações:

Gabinetes de Inserção Profissional (GIP)

Os GIP são sistemas de apoio ao emprego, que trabalham em conjunto com os Centros de Emprego, e fornecem apoio a jovens e adultos desempregados para definirem e desenvolverem o seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. 

A Rede GIP Imigrante tem um papel ativo a vários níveis:

  • Informação profissional para jovens e adultos desempregados;
  • Apoio na procura ativa de emprego;
  • Apoio na procura de cursos de formação;
  • Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional;

Nos GIP, o imigrante tem vários serviços ao seu dispor:

  • Divulgação e encaminhamento para ofertas de emprego e qualificação;
  • Atividades de colocação;
  • Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao empreendedorismo, emprego e formação;
  • Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
  • Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado;
  • Controle de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de emprego.

Para mais informações:

Equipas de Terreno 

De forma a estar mais próximo dos imigrantes, o CNAI (Centro Nacional de Apoio ao Imigrante) criou Equipas de Terreno que se deslocam aos bairros e às instituições prestando atendimento especializado nas diversas áreas. 

A intervenção das equipas de terreno ampliou também os meios de resposta das ONG'S e associações de imigrantes. Os atendimentos são efetuados por mediadores interculturais, que procuram esclarecer e encaminhar os cidadãos estrangeiros sobre as mais variadas questões do quotidiano do imigrante:

  • A regularização da permanência em Portugal;
  • O acesso à nacionalidade portuguesa;
  • O reagrupamento familiar;
  • O acesso à saúde e à educação. 

Em situações mais complexas, e que requeiram uma maior atenção, as equipas de terreno encaminham a situação para os gabinetes dos CNAI, tendo em conta a zona de residência do imigrante. 

Para mais informações:

Verónica Matias, Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Portucalense, Infante D. Henrique - 2016
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